01 setembro 2023

Mercado Regulado vs Mercado Livre: quais as diferenças e vantagens

O que é o Mercado Regulado?

O Mercado Regulado, o único mercado disponibilizado em Portugal antes de 2006, é um mercado de comercialização de energia regulado pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos), que define e revê os preços praticados anualmente, mais concretamente em dezembro. Neste mercado, os preços são uniformes para todos os consumidores e são determinados com base em fatores como o custo de produção, transporte e distribuição de energia, e dos encargos regulatórios.

O que é o Mercado Livre?

O Mercado Livre, existente desde 2006, surgiu com o objetivo de satisfazer as necessidades individuais de cada consumidor, através da oferta do melhor serviço ao preço mais baixo.

A abertura do mercado possibilitou a entrada de novos players, onde os fornecedores de energia concorrem livremente, tendo por base os regulamentos definidos pela ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos) e dando a oportunidade aos consumidores de escolherem o fornecedor de energia que melhor satisfaça as suas necessidades. Os preços são determinados pela oferta e procura, bem como pela concorrência entre os diferentes fornecedores. Os consumidores podem negociar contratos de fornecimento de energia com os fornecedores de sua escolha, com diferentes tarifas e condições.

Mercado Livre vs. Mercado Regulado: quais as diferenças e vantagens?

  • Flexibilidade de escolha, Tarifas e Fornecedores: O mercado regulado, através da sua tarifa fixa anual e com apenas um fornecedor no mercado, oferece ao consumidor um baixo risco das variações de preço da energia. No mercado livre, através da sua liberdade de oferta e de escolha por parte dos consumidores, mesmo com as variações no preço da energia, têm a liberdade de escolher o seu fornecedor pela tarifa mais competitiva.
  • Preço: O preço do mercado regulado costumava ser bastante mais alto que o preço do mercado livre, contudo com a pandemia, a atual subida da inflação e a Guerra na Ucrânia, a diferença entre ambas deixou de ser substancial.
  • Ofertas: Enquanto o mercado livre, através da concorrência oferece serviços diferenciados, assistências, promoções e contratos diferenciadores, o mercado regulado é mais limitativo, uma vez que não abrange estas ofertas.

As Comunidades de Energia inserem-se em que Mercado?

Pode fazer parte de uma Comunidade de Energia através da Greenvolt Comunidades independentemente do mercado em que está inserido ou do seu fornecedor de energia, pois não precisa de o trocar. O que significa que pode continuar a receber os seus serviços energéticos da mesma forma, com a comodidade de manter o seu fornecedor de energia atual. A Greenvolt Comunidades apenas atua como um intermediário entre a Comunidade de Energia e a rede de distribuição, tornando o processo transparente e fácil para os consumidores.

            As Comunidades de Energia da Greenvolt são uma resposta às crescentes preocupações com a sustentabilidade e com o ambiente. Estas Comunidades são compostas por pessoas ou empresas que se unem com o objetivo de gerir e partilhar a produção e o consumo de energia de forma eficiente e amiga do ambiente. Ao pertencer a uma Comunidade de Energia da Greenvolt Comunidades, poderá desfrutar de diversos benefícios. Uma das vantagens mais notáveis é o acesso à energia limpa produzida a partir de fontes renováveis, como a energia solar, e ainda a poupança na sua fatura. Isso significa que a sua energia provém de fontes mais sustentáveis, reduzindo o impacto ambiental. Quando um membro produz mais energia do que consome, o excedente é partilhado com outros membros que necessitem de energia adicional. Além disso, a colaboração entre os membros da Comunidade permite uma gestão eficiente dos recursos energéticos, enquanto o torna mais independente da rede publica de energia. Esta maior independência é a razão pela qual o mercado em que está inserido não afetar a sua entrada ou criação de uma Comunidade de Energia, e também de não precisar de trocar de comercializador.

Fim do Mercado Regulado

Tendo em conta que em 2025 o mercado regulado irá terminar, será uma boa altura para consultar os vários fornecedores de energia do mercado livre e aproveitar para fazer parte de uma Comunidade de Energia, pois ficará mais independente da rede de energia pública.

Fazer parte de uma Comunidade de Energia da Greenvolt Comunidades em Portugal é uma forma empolgante de aderir à transição energética, sem a necessidade de mudar de comercializador de energia. Esta abordagem coloca o membro produtor e o membro consumidor no centro da ação e promove uma energia mais limpa e mais barata para um futuro mais sustentável.

Se quer fazer parte de uma Comunidade de Energia, seja como Produtor ou Consumidor, ou apenas quer saber mais sobre este modelo de partilha de energia, basta contactar-nos ou inscrever-se.

A mudança começa em si.
Conheça as vantagens de ser Produtor ou Consumidor de uma Comunidade de Energia