04 junho 2024

Instalou painéis solares? Descubra a melhor solução para rentabilizar o seu excedente.

A sua empresa instalou painéis solares para alimentar as suas necessidades energéticas e a energia que sobra vende de volta ao mercado? No entanto sente que os preços de venda de energia estão sempre a oscilar e o seu lucro é sempre muito baixo? Provavelmente não está a rentabilizar o seu excedente da melhor maneira. A venda de energia ao mercado sofre muito com a grande variação dos preços e acaba por ter muitas desvantagens. 

Uma alternativa passa por vender o seu excedente diretamente a outros consumidores de energia que também procuram soluções de energia renovável, neste caso através da energia que a sua empresa produz. As Comunidades de Energia são uma solução que permite a partilha do seu excedente com os outros membros da comunidade, a um preço mais vantajoso para a sua empresa. 

Recebe muito pouco pela venda de energia ao mercado?

São várias as notícias sobre a tendência dos preços baixos do mercado grossista de energia na Península Ibérica.  

preço-do-mercado-diário

Referênica: SPOT hoje | OMIE

Olhando para o mercado português, por exemplo, no Domingo 02 de junho de 2024 às 16 horas a energia foi vendida a -0,66€/MWh. 

É natural que neste momento as empresas que vendem os seus excedentes ao mercado se questionem se continua a fazer sentido o seu atual contrato, procurando alternativas mais rentáveis e estáveis. Sendo que uma das alternativas à venda de energia em mercado é a venda de energia numa Comunidade de Energia (em formato de autoconsumo coletivo).  

O que é uma Comunidade de Energia?

A unidade de produção de energia existente torna-se um Membro Produtor, em que após consumir toda a energia necessária para a sua atividade, partilha a energia que sobra primeiramente a Membros Consumidores previamente angariados pela Greenvolt Comunidades. O tratamento dos registos e licenciamento com as entidades responsáveis e a divisão de resultados são da responsabilidade da Greenvolt Comunidades, sendo que o Membro Produtor apenas recebe a sua parte de energia. Tem ainda a opção de instalar mais painéis solares, rentabilizando ainda mais o espaço do telhado da sua empresa, ficando com mais energia para consumir e com mais excedente para rentabilizar e partilhar com quem está à sua volta.   

Ser membro produtor numa Comunidade de Energia é mais vantajoso?

Imaginando um cliente que já tinha uma UPAC instalada e que apresentava um excedente de 7 500 kWh de energia excedente mensal, no mês de março de 2024 teria rentabilizado em média de 143€ pelo seu excedente. Já se vendesse essa energia como Membro Produtor numa Comunidade de Energia conseguiria em média mais 60% do que se vendesse ao mercado.  

Como aderir a uma Comunidade de Energia?

Se a sua empresa se identifica com este contexto e gostaria de entender quais as alternativas a este atual cenário, a Greenvolt Comunidades pode realizar uma simulação dos possíveis cenários de rentabilização da sua energia excedente.  

Contacte-nos aqui. 

A mudança começa em si.
Conheça as vantagens de ser Produtor ou Consumidor de uma Comunidade de Energia