26 julho 2023

Entrar numa Comunidade de Energia: o caminho certo para poupar na fatura de eletricidade

Quanto é que vou poupar na minha casa ao entrar numa Comunidade de Energia?

É muito frequente que as famílias se questionem se entrar numa Comunidade de Energia compensa e/ou se têm de ficar fidelizadas a uma Comunidade de Energia. Como procuramos sempre simplificar o mundo da energia, vamos lançar um conjunto de artigos para facilitar a decisão das famílias e pequenos negócios de entrar ou não numa Comunidade de Energia como Membro Consumidor.

Neste artigo vai descobrir como poupar na sua fatura de eletricidade e aproveitar todos os benefícios deste novo modelo.

Que fatores influenciam a energia partilhada numa Comunidade de Energia?

Para tomar a decisão de entrar ou não numa Comunidade de Energia é necessário entender primeiro os fatores que influenciam o preço e a produção da energia partilhada pelos Membros Produtores:

  1. Os painéis solares apenas produzem energia durante o dia, logo, apenas receberá energia do(s) Membro(s) Produtor(es) durante as horas de produção. E durante a noite ou quando os painéis não produzem energia? Como não tem de mudar de comercializadora, a sua casa continua ligada à rede nacional de distribuição, e consequentemente continuará a consumir energia, mas com a tarifa da sua comercializadora contratada.
  2. A energia da Comunidade é partilhada através da rede nacional, logo, é necessário incluir as tarifas de acesso às redes (tal e qual como na fatura da sua comercializadora).
  3. Paga apenas o que consome, por exemplo, se a sua família for de férias, apenas pagará à Greenvolt Comunidades a energia consumida durante o dia pelos eletrodomésticos deixados ligados.
  4. A Energia partilhada pelo Membro Produtor varia ao longo do ano, pois depende da energia produzida pelos painéis solares (por exemplo, se num dia estiver nublado, os painéis produzem menos energia) e da energia consumida pelo Membro Produtor (se num dia, o Membro Produtor precisar de consumir mais energia, vai ter menos disponível para partilhar).

Então e como sei se vou poupar na minha fatura de eletricidade?

Após perceber os conceitos chave, imagine uma família, os Pereira, constituída por 4 membros em que 2 fazem teletrabalho durante a semana na maioria dos dias, e todos os domingos recebem a família para o almoço semanal.

Os Pereira estão a ponderar entrar numa Comunidade de Energia da Greenvolt, mas perguntam-se se valerá mesmo a pena. Ora vejamos:

Família Pereira antes de aderir a

uma Comunidade de Energia

fatura-eletricidade

Família Pereira depois de aderir a

uma Comunidade de Energia

fatura-eletricidade

Nota: preços da simulação incluem tarifa de acesso às redes à data de 20 de julho de 2023.

A fatura de eletricidade do comercializador inclui o Termo de Potência, os Valores de Cheia, Ponta e Vazio, o IEC e o CAV. Mas quando a família Pereira entra na comunidade o Valor pago durante o dia (cheia) na fatura da comercializadora fica mais baixo. Pois parte ou toda a energia consumida durante o dia virá na fatura da Greenvolt Comunidades com um valor mais baixo do que a energia da comercializadora.

*Ver tabela abaixo

Assim, é claro que o consumo de energia limpa e mais barata de uma Comunidade de Energia durante o dia faz toda a diferença na fatura de uma família! E para além de pouparem, estão a contribuir para o aumento do consumo de energia renovável e local – o que ajuda também na manutenção da rede de distribuição de energia nacional.

Já estou convencid@!

Como posso aderir a uma Comunidade de Energia da Greenvolt Comunidades?

Saiba tudo sobre ser Membro Consumidor aqui!

 

*estes dados têm por base os cálculos realizados nesta tabela assumindo que toda a energia consumida durante o dia é proveniente da Comunidade de Energia:

fatura-eletricidade

A mudança começa em si.
Conheça as vantagens de ser Produtor ou Consumidor de uma Comunidade de Energia