Comunidade de Energia: Academia das Ciências
Criámos mais uma Comunidade de Energia, desta vez em parceria com a Academia das Ciências de Lisboa, um edifício histórico no centro de Lisboa. Este projeto é um exemplo de que é possível integrar práticas sustentáveis mesmo em edifícios menos óbvios, com as soluções certas.
Comunidade de Energia | Academia das Ciências
O que diferencia este projeto é exatamente a colocação de painéis solares num edifício classificado de interesse público, no centro histórico de Lisboa. Conseguimos preservar todas as propriedades do edifício, mostrando que é possível conjugar práticas sustentáveis com o nosso património histórico.
Como foi possível a instalação dos painéis solares?
A Academia das Ciências disponibilizou uma parte das coberturas do edifício público que ocupa para a instalação de painéis fotovoltaicos. Estes que produzirão energia para consumo próprio e da comunidade de energia ancorada na Academia.
Para a colocação da instalação solar em imóvel classificado de interesse público, obteve-se uma autorização da Direção Geral do Património Cultural e consentimento da ESTAMO SA, gestora do património imóvel do Estado.
O projeto:
A Comunidade de Energia com a Academia das Ciências, situada em pleno centro histórico de Lisboa, conta com 110 painéis solares fotovoltaicos, o que representa uma capacidade total de 60,5 kWp /ano e 89,3 MWh de energia gerada a partir da irradiação solar. Para além das 23 Ton/CO2 poupadas por ano esta Comunidade vai ainda partilhar energia com cerca de 50 famílias e negócios à sua volta.
Quais os benefícios de criar Comunidades de Energia em edifícios?
Acesso facilitado a energia renovável
Acesso facilitado a energia renovável a entidades e/ou pessoas incapazes de produzir por falta de espaço útil disponível ou por não cumprirem outros requisitos técnicos.
Rentabilização de espaços
Rentabilização de espaços já existentes para a produção de energia (telhados, terraços, etc.).
Diminuição da utilização de terrenos
Diminuição da utilização de terrenos e/ou espaços com outras utilidades públicas para o uso exclusivo de produção de energia.
Dia da Inauguração
No dia 16 de janeiro 2024, celebrámos a implementação da Comunidade de Energia da Academia das Ciências de Lisboa, que marca mais um passo na nossa missão de mostrar que todos podemos participar na transição energética.
Este evento realizou-se na própria Academia das Ciências de Lisboa e contou com a presença das várias entidades que contribuíram para que este projeto se tornasse realidade tais como José Luís Cardoso, Presidente da Academia das Ciências, João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, Manuel Collares Pereira, Professor da Academias das Ciências, Ana Fontoura Gouveira, ex Secretária de Estado da Energia e Clima, e Elvira Fortunato, ex Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O que é a Academia das Ciências de Lisboa?
- A Academia das Ciências de Lisboa foi fundada a 24 de dezembro de 1779 com consentimento da rainha D. Maria I.
- É uma instituição vocacionada para a promoção e divulgação da cultura científica, assim como para a demonstração da relevância das ciências e das letras para o desenvolvimento do país.
Quem pode ser consumidor desta Comunidade?
Se vive até 2 km da Academia das Ciências, junte-se à Comunidade de Energia
O nosso CEO já faz parte desta Comunidade de Energia. Inscreva-se também AQUI.