Skip to main content

Comunidade de Energia Inclusiva: Infantário de Bicesse

A Greenvolt está empenhada em garantir que a transição energética seja inclusiva, justa e acessível a todos, sem deixar ninguém para trás.

Guiados por este compromisso, desenvolvemos o conceito de Comunidades Energéticas Inclusivas e construímos a primeira através de uma parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Cascais (SCMC), uma instituição social que gere o Infantário de Bicesse nos arredores de Lisboa, Portugal.

Como funcionam as Comunidades de Energia Inclusivas?

O Membro Produtor é uma organização sem fins lucrativos que disponibiliza o espaço onde são instalados os painéis solares e que auto-consome parte da energia produzida

comunidades-de-energia

Os membros consumidores são famílias vulneráveis que vivem nas proximidades e que consomem a energia excedente a um preço reduzido ou gratuitamente

Comunidade de Energia Inclusiva | Creche Bicesse

Neste projeto, a Greenvolt assumiu a gestão completa do processo de licenciamento e todo o investimento necessário em taxas de rede para o operador bem como a sua instalação.

Creche Bicesse

A instalação de 73 kW de painéis fotovoltaicos no telhado cobre mais de 50% do seu consumo de eletricidade durante o dia.

A fatura de eletricidade diminuiu em cerca de 57%, sem qualquer investimento inicial por parte do Infantário.

Famílias Vulneráveis

As famílias que foram identificadas pela SCMC num raio de 2 km têm acesso gratuito à energia excedente desta Comunidade.

Isto permite um alivio extra ao orçamento familiar destas famílias em situação carenciada.

Sociedade

Através da geração de 127 MWh/ano de eletricidade renovável é alcançada uma redução de 34 toneladas/ano de emissões de CO2.

Este é um exemplo de como todos podem fazer parte da transição energética e contribuir por um planeta mais sustentável.

Dia da Inauguração

No dia 2 de maio 2023, celebrámos a inauguração da Primeira Comunidade de Energia Inclusiva, que marca mais um passo na nossa missão de tornar a transição energética inclusiva e acessível a todos, sem deixar ninguém para trás.

O dia da inauguração foi um encontro fantástico com as famílias que iriam receber energia gratuita, com a nossa equipa, parceiros e convidados especiais como Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Isabel Miguens, Presidente da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, e Joana Balsemão, Vereadora da Câmara Municipal de Cascais. E não nos esquecemos das crianças! Organizámos um workshop de ciências para lhes ensinar sobre as energias renováveis e a sua importância. Afinal, eles são os futuros líderes que continuarão a impulsionar a transição energética.

O projeto chamou a atenção da União Europeia

Tivemos a honra de receber a visita da Comissária Europeia para a Energia, Kadri Simson, que visitou as instalações da Creche.

O interesse internacional suscitado por este projeto deu-nos ainda mais confiança para continuarmos a nossa missão e, ao mesmo tempo, deu-nos esperança de que, no futuro, este modelo seja replicado noutros países.

A mudança começa em si.
Conheça as vantagens de ser Produtor ou Consumidor de uma Comunidade de Energia

energia

Author energia

More posts by energia

Leave a Reply

Ser Produtor Ser Consumidor