Skip to main content

16 de janeiro 2024

Grupo Greenvolt Cria Comunidade com a Academia Das Ciências de Lisboa

PRODUTOR

COMUNIDADE DE ENERGIA DA ACADEMIA DAS CIÊNCIAS DE LISBOA

  • Greenvolt Comunidades reforça a posição de liderança com o desenvolvimento de mais uma Comunidade de Energia, com a Academia das Ciências de Lisboa.
  • Capacidade a instalar será de 60,5 kWp, o que vai permitir gerar mais de 89,3 MWh de energia limpa e mais competitiva anualmente.
  • Instalação de mais de 2110 painéis solares fotovoltaicos vai gerar energia limpa para a Academia das Ciências, com a capacidade remanescente a ser disponibilizada à comunidade
  • Energia produzida vai reduzir a dependência da Instituição centenária, permitindo uma redução de 23 toneladas de emissões de CO2 todos os anos, equivalente a 1049 árvores plantadas.

A Academia das Ciências de Lisboa, uma das mais antigas instituições científicas portuguesas, e a Greenvolt Comunidades, uma das mais dinâmicas empresas do setor das energias renováveis, celebraram o acordo para a constituição de uma Comunidade de Energia em pleno centro histórico da cidade de Lisboa.

Esta nova Comunidade de Energia a implementar com a Academia das Ciências, situada em pleno centro histórico de Lisboa, contará com 110 painéis solares fotovoltaicos que terão uma capacidade total de 60,5 kWp Anualmente, esta instalação será capaz de gerar 89,3 MWh de energia obtida a partir da irradiação solar.

A energia gerada por esta instalação dará resposta a parte das necessidades energéticas da Academia, aumentando a independência do espaço face à rede elétrica. Permitirá ainda partilhar a energia produzida em excesso com a restante comunidade.

A Academia das Ciências disponibiliza uma parte das coberturas do edifício público que ocupa para a instalação de painéis fotovoltaicos que produzirão energia para consumo próprio e da comunidade de energia ancorada na Academia. Esta instalação em imóvel classificado de interesse público ocorre após autorização concedida pela Direção Geral do Património Cultural e consentimento da ESTAMO SA, que gere o património imóvel do Estado.

João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, refere que “a transição energética não pode ser uma expressão retórica, nem limitar-se a um programa boas intenções. Esta parceria permite à Academia das Ciências de Lisboa e à Greenvolt Comunidades demonstrarem a sua aposta empenhada em fazer da transição energética uma realidade em execução, um futuro que se cumpre hoje, com a urgência que o tema merece.”

“Este projeto, mais do que a sua magnitude, assume especial simbolismo, pois trata-se de uma comunidade de energia levada a cabo no centro histórico de Lisboa, em edifícios classificados, e que aproveita espaços humanizados para contribuir para a descarbonização do País sem impactos ambientais”, acrescenta o CEO da Greenvolt Comunidades, José Queiroz de Almeida.

Para José Luís Cardoso, Presidente da Academia das Ciências de Lisboa, ”a criação desta Comunidade de Energia, além de corporizar o compromisso da nossa Academia em integrar práticas sustentáveis de produção e consumo de energia, tem ainda uma dimensão simbólica, pois fazendo uso da ciência dá um contributo para a redução de emissões de CO2 e para, à nossa escala, a criação de valor do qual beneficia a comunidade envolvente”.

Fundada em 1779, a ACL mantém atividades ininterruptas de promoção, divulgação e partilha de conhecimento nos domínios das ciências e humanidades. Conserva e valoriza o riquíssimo património à sua guarda, disponibilizando as suas coleções em acesso aberto.

Inscreve na sua missão o aconselhamento científico independente em matérias cruciais para o desenvolvimento do país.

A Greenvolt Comunidades, que resulta da decisão estratégica do Grupo Greenvolt de apostar na promoção da geração distribuída de energia renovável, tanto para autoconsumo como através do conceito de Comunidades de Energia, atua no mercado desde abril de 2022, liderando este segmento com cerca de 100 projetos de norte a sul do país, correspondendo a mais de 50 MWp.

Academia das Ciências de Lisboa

SAIBA QUANTO PODE POUPAR

A mudança começa em si

QUERO SER

Produtor

painel solar Greenvolt

Tem espaço para colocar painéis,
mas não sabe quanto pode poupar? Faça a sua simulação.

QUERO SER

Consumidor

comunidade Greenvolt

Quer reduzir a fatura de eletricidade
e consumir energia limpa?
Faça a sua simulação e descubra quanto pode reduzir.

energia

Author energia

More posts by energia

Leave a Reply

Ser Produtor Ser Consumidor