12 de julho 2023
GRUPO LACTALIS REFORÇA COMPROMISSO AMBIENTAL ATRAVÉS DE UMA NOVA COMUNIDADE DE ENERGIA
Greenvolt Comunidades volta a juntar-se à empresa Parmalat Portugal, pertencente ao Grupo francês Lactalis, líder mundial em produtos lácteos, para desenvolver uma nova comunidade de energia renovável. Depois do Entreposto Logístico de Perafita, será a vez da fábrica da Landeira, em Palmela.
- Energia limpa será utilizada para autoconsumo, permitindo a redução da dependência da rede elétrica em cerca de 20%. Produção em excesso será partilhada com empresas e famílias num raio de até 4 km.
- Geração de energia a partir da irradiação solar reforçará os esforços do Grupo Lactalis na redução das emissões de CO2, estando alinhada com o seu compromisso estratégico de “Better for the Planet”.
O Grupo Lactalis dá mais um passo para a redução de emissões de CO2 através de um acordo com a Greenvolt Comunidades, empresa do Grupo Greenvolt, para a criação de uma nova Comunidade de Energia. Depois do Entreposto Logístico de Perafita, será instalada uma Unidade de Produção para Autoconsumo Coletivo (UPAC) de 1 MW na fábrica da Parmalat, na Landeira, num passo que reforça o empenho da líder mundial na produção de produtos lácteos no compromisso estratégico de “Better for the Planet”.
Esta comunidade de energia contará com um total de 1.834 painéis solares fotovoltaicos que serão colocados num terreno adjacente ao das instalações da Parmalat Portugal no Município de Palmela, Distrito de Setúbal. Este espaço desocupado será, desta forma, valorizado através de uma instalação que terá capacidade para gerar aproximadamente 1.580 MWh de energia, anualmente.
“Havendo uma área de terreno disponível fazia todo o sentido valorizá-la com uma instalação solar que permitirá gerar energia para a fábrica da Parmalat Portugal, mas também para outros consumidores que queiram fazer parte de mais esta comunidade”, diz José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt Comunidades.
Alinhada com o compromisso estratégico do Grupo Lactalis, o “Better for the Planet”, esta UPAC de 1 MW, a implementar na fábrica onde são produzidos os produtos das marcas Parmalat, UCAL ou Santal, entre muitas outras, reduzirá em cerca de 20% a dependência desta unidade da rede elétrica. A fábrica passará a ter acesso a energia limpa, isto ao mesmo tempo que partilhará com outras empresas e famílias a geração em excesso, desde que localizadas num raio de até 4 km.
“Com a instalação de Painéis Solares na nossa fábrica aumentamos, de forma significativa, o consumo de energia limpa e reduzimos as emissões de CO2. Damos assim mais um importante passo no nosso compromisso de “Better for the Planet” em que estamos empenhados há já alguns anos, acrescenta Miguel Romão, Diretor Geral da Parmalat Portugal.”
Esta será a segunda comunidade de energia realizada pela Greenvolt Comunidades com o Grupo Lactalis. Em 2022, ficou acordada a instalação de 880 painéis solares fotovoltaicos no Entreposto Logístico de Perafita, de onde são enviados para os seus clientes e consumidores produtos de marcas como President, Galbani, Yoco e Yoggi. Esta UPAC tem uma capacidade instalada de 477 KWp capaz de atingir uma produção anual de 659 MWh e permitir uma redução de 175 toneladas de CO2 por ano.
Com mais esta comunidade de energia, a Greenvolt Comunidades vem reforçar ainda mais a sua posição de liderança neste segmento do mercado das energias renováveis. Ao todo, em cerca de um ano de atividade desta empresa do Grupo Greenvolt, contam-se já mais de 40 comunidades de energia celebradas. No total, os projetos já executados e em execução apresentam uma capacidade de produção de energia limpa de mais de 30 MW.
SAIBA QUANTO PODE POUPAR