02 de maio 2023
GREENVOLT INAUGURA A 1.ª COMUNIDADE DE ENERGIA INCLUSIVA
- Unidade de produção de energia solar reduz de forma expressiva a dependência do Infantário de Bicesse da energia da rede, permitindo a partilha com famílias desfavorecidas da Comunidade.
- Famílias com maiores dificuldades financeiras poderão conseguir uma poupança média anual de 100 euros na fatura de energia.
- Comunidade Inclusiva já permite a 10 famílias carenciadas terem acesso a energia limpa e mais barata. O objetivo é o de mais do que duplicar o número de famílias beneficiadas.
- O Grupo Greenvolt pretende beneficiar através das Comunidades de Energia Inclusivas um total de 250 mil pessoas até 2030.
1ª Comunidade de Energia Inclusiva no Infantário de Bicesse
A Greenvolt Comunidades, juntamente com a Santa Casa da Misericórdia de Cascais e a Câmara Municipal de Cascais, inaugurou a 1.ª Comunidade de Energia Inclusiva no Infantário de Bicesse, em Cascais. Realizada no âmbito do Programa Comunidades Inclusivas, esta instalação já está a permitir apoiar famílias carenciadas com energia limpa e mais barata.
A inauguração desta 1.ª Comunidade Inclusiva contou com a presença de Ana Mendes Godinho, Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, de Isabel Miguéns, Presidente da Santa Casa da Misericórdia de Cascais, e de Miguel Pinto Luz, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Cascais.
Com as Comunidades Inclusivas, o Grupo Greenvolt pretende fomentar a inclusão social, ajudando IPSS, Misericórdias, Cooperativas culturais, institutos, fundações e associações que prossigam atividades culturais, museus, bibliotecas, arquivos históricos e ONGs a reduzirem os encargos com eletricidade, partilhando poupanças com a comunidade local, para ajudar no combate à pobreza energética.
Através desta 1.ª Comunidade Inclusiva realizada em colaboração com a Santa Casa da Misericórdia de Cascais, o Infantário de Bicesse, em Alcabideche, Cascais, já permite que dez famílias carenciadas tenham acesso a energia limpa e mais barata. O número total de famílias que poderão ser beneficiadas por este Programa é de 15, sendo que cada uma delas poderá conseguir uma poupança média anual de 100 euros na fatura de energia.
A Greenvolt Comunidades, que conta já com mais de 40 Comunidades de Energia celebradas, num total de mais de 30 MWh, prosseguirá com a criação de novas Comunidades Inclusivas. Através deste Programa, alinhado com os 17 objetivos das Nações Unidas de Desenvolvimento Sustentável para 2030, o objetivo do Grupo Greenvolt é o de beneficiar 250 mil pessoas até ao final desta década.
João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, aproveitou esta cerimónia para salientar que “as Comunidades de Energia são essenciais para assegurar uma transição energética justa e que não deixa ninguém para trás“. “Ao permitir que as Instituições de Cariz Social e seus beneficiários diretos e indiretos paguem menos pela energia que precisam, a poupança obtida pode e deve ser utilizada para promover a inclusão social“, acrescentou.
SAIBA QUANTO PODE POUPAR