03 de abril 2023
A GREENVOLT E OS MARISTAS APOSTAM NA SUSTENTABILIDADE COM A CRIAÇÃO DE 2 COMUNIDADES
PRODUTOR
COMUNIDADES DE ENERGIA COMO SOLUÇÃO PARA A DESCARBONIZAÇÃO DO SETOR DA EDUCAÇÃO
- Serão as primeiras Comunidades de Energia no setor da educação, envolvendo a instituição e as famílias dos alunos aderentes.
- Serão instalados mais de 900 painéis solares fotovoltaicos nos 2 colégios Maristas em Portugal – Externa de Benfica e Colégio de Carcavelos
- Solução reforçará a vertente da preservação do ambiente e da sustentabilidade da Instituição Marista, valores que são, já hoje, uma prioridade e uma realidade no ensino de milhares de alunos de ambos os colégios
A Greenvolt Comunidades fechou acordo com os Maristas para levar energia limpa e mais barata às instalações do Externato de Benfica e do Colégio de Carcavelos, bem como aos restantes consumidores, empresariais ou particulares, incluindo pais e alunos destas instituições, que venham a fazer parte desta comunidade.
Os Maristas, que têm entre as suas prioridades estratégicas a defesa e respeito pelo ambiente, dão mais um passo rumo a um futuro que se quer cada vez mais sustentável.
No Externato Marista de Benfica serão aplicados um total de 540 painéis solares fotovoltaicos, com uma capacidade total de 294 kWp, enquanto o Colégio Marista de Carcavelos contará com 364 painéis com uma capacidade de 198 kWp. Em conjunto, estas duas instalações poderão produzir um total anual de 698 MWh de energia limpa, obtida a partir da irradiação solar, evitando a emissão de mais de 176 toneladas de CO2 para a atmosfera.
A energia produzida anualmente excede as necessidades de ambas as escolas, sendo o remanescente partilhado com outros consumidores que assim poderão aceder a energia amiga do ambiente, ao mesmo tempo que diminuem a sua despesa energética. O total de potenciais beneficiários destas duas Comunidades de Energia ascende a 455 famílias.
O que pensam os decisores deste projeto
Francisco Vieira e Sousa, administrador do Externato Marista de Lisboa, defende que “este investimento cumpre um triplo objetivo: diminuição da fatura da energia dos colégios, reforço do compromisso ecológico da instituição marista e promoção da educação ambiental no seio de ambas as comunidades educativas”.
João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, salienta o facto de estas serem as primeiras Comunidades de Energia no sector da educação: “Estou certo de que são apenas os primeiros projetos de muitos, pois as instalações dos estabelecimentos de ensino têm condições ideais para a produção de energia descentralizada em contexto Comunidade de Energia, em benefício das instituições e das famílias dos seus alunos”.
José Queirós de Almeida, CEO da Greenvolt Comunidades, reforça ainda “a confiança depositada pelos Maristas na Equipa da Greenvolt Comunidades”.
Reforçamos o compromisso e promoção da educação ambiental para que as próximas gerações vivam melhor
SAIBA QUANTO PODE POUPAR