27 de março 2023
É CRIADA A PRIMEIRA COMUNIDADE DE ENERGIA NO SETOR FARMACÊUTICO, NA SEDE DA ASTRAZENECA
PRODUTOR
COMUNIDADE DE ENERGIA ASTRAZENECA IRÁ AJUDAR A DESCARBONIZAR O SETOR DA SAÚDE
- Primeira Comunidade de Energia no setor farmacêutico, na sede da AstraZeneca
- Comunidade de Energia que envolve instituições do SNS, através da partilha do excedente de produção energética ao Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca, na Amadora
- Projeto diferenciador pela natureza de expansão da Unidade de Produção de Autoconsumo Coletivo (UPAC), pela criação de um carpot coberto de painéis solares e ainda com mobilidade elétrica.
A AstraZeneca, multinacional biofarmacêutica orientada para a inovação, focada na investigação, no desenvolvimento e na comercialização de medicamentos de prescrição médica, anunciou no dia 22 de março de 2023 a criação de uma Comunidade de Energia na sua sede.
Apesar da já existir anteriormente painéis solares instalados na sede da AstraZeneca, a empresa quis ir mais além e expandiu a instalação para conseguir criar uma Comunidade de Energia e, paralelamente, conseguir ter energia 100% renovável. A expansão da instalação de painéis fotovoltaicos é vista como uma solução viável para as empresas que querem produzir energia limpa e mais barata, e ainda partilhar a mesma com a comunidade, não limitando o facto de já terem painéis solares instalados (pergunte como aqui).
A criação de um carpot solar e a solução de mobilidade elétrica inovadora são dois fatores diferenciadores deste projeto, que tanto orgulha a equipa da Greenvolt Comunidades. A mobilidade elétrica, implementada em parceria com a EVIO, possibilita a utilização da energia solar produzida no edifício para o carregamento das viaturas elétricas nas instalações da empresa, permitindo a descarbonização da frota da mesma.
No seu todo, esta Comunidade de Energia permite a partilha da energia produzida e não consumida pela AstraZeneca aos seus vizinhos num raio de quatro quilómetros, sendo que parte dela será partilhada com o Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF), hospital que serve mais de 550.000 utentes dos concelhos da Amadora e de Sintra.
O que pensam os decisores deste projeto
Sérgio Alves, presidente da AstraZeneca Portugal, considera que “é importante passar das palavras à ação e foi isso que quisemos com esta remodelação, que nos permite ter um edifício que alia o conforto à sustentabilidade, onde a gestão de recursos e a poupança energética se traduzem, de forma real, em benefícios para todos – pessoas, comunidade e planeta”.
Para João Manso Neto, CEO do Grupo Greenvolt, destaca ser um “privilégio anunciar a Comunidade de Energia AstraZeneca, uma comunidade diferenciadora, que vem demonstrar que os benefícios das comunidades não se limitam a energia limpa e mais barata, mas também podem ser um acelerador da descarbonização ao nível dos transportes, com uma solução de mobilidade elétrica inovadora”.
Para nós, as pessoas, comunidade e o planeta é e continuará a ser sempre a nossa principal preocupação.
SAIBA QUANTO PODE POUPAR