18 de Julho 2022
ENERGIA UNIDA NO APOIO AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MERCEANA – ALENQUER
PRODUTOR
ENERGIA UNIDA NO APOIO AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE MERCEANA – ALENQUER
- A Energia Unida vai criar uma Comunidade de Energia com o intuito específico de apoiar os Bombeiros Voluntários de Merceana, reduzindo a fatura da energia e permitindo que essa poupança seja aplicada ao serviço da comunidade.
- A solução da Energia Unida vai permitir aos Bombeiros Voluntários de Merceana uma redução estimada de 46% no custo da energia consumida.
- Os Bombeiros Voluntários de Merceana têm tido uma actividade fundamental no combate aos incêndios e esta iniciativa irá permitir libertar fundos para essa actividade.
Em colaboração com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Merceana (AHBVM), no concelho de Alenquer, a Energia Unida, empresa do Grupo GreenVolt, vai criar a primeira solução de Comunidade de Energia centrada nas instalações de uma corporação de bombeiros, permitindo à mesma reduzir a fatura da energia e as emissões de CO2, bem como partilhar o excedente de produção com a comunidade local.
No escopo inicial do projecto, a Energia Unida vai instalar um total de 84 painéis solares fotovoltaicos nas instalações dos Bombeiros Voluntários de Merceana, que contam com uma capacidade de produção de energia limpa de 46 MWp. Em termos anuais, esta instalação vai permitir gerar 65 MWh. Com estes painéis solares fotovoltaicos, os Bombeiros Voluntários de Merceana serão capazes de suprir grande parte das suas necessidades de energia, sendo a produção em excesso partilhada com os restantes consumidores locais desde que num raio de até 2 km. Esta Comunidade de Energia será capaz de apresentar uma redução estimada de 46% no custo da energia consumida, uma poupança de extrema importância perante o contexto de forte aumento dos preços da energia, seja da eletricidade, seja dos combustíveis.
José Queirós de Almeida, CEO da Energia Unida, destaca a “importância da criação desta CER com os Bombeiros Voluntários de Merceana, por permitir reduzir de forma expressiva os custos suportados por esta corporação, mas também pela restante população. Ao mesmo tempo, vem contribuir para colocar os Bombeiros na linha da frente do importante processo de descarbonização, ajudando a combater as alterações climáticas que, entre outros, têm feito aumentar os incêndios”.
Para Célia Nicolau, presidente da AHBVM, “Este projeto é da maior importância para Associação dos Bombeiros Voluntários da Merceana com vista a trazer benefícios económicos, sociais e ambientais. Por outro lado, ao ser a associação pioneira na criação de uma Comunidade de Energia encontra mais um motivo de interação e ligação com as populações que serve. Não podemos deixar de agradecer à Energia Unida por nos trazerem uma solução que nos permite contribuir para acelerar a transição energética e a ter um impacto positivo localmente.”
As CER apresentadas pela GreenVolt, através da Energia Unida, assentam numa base de simplicidade com soluções “turn-key”, incluindo o processo administrativo, comercial, gestão e O&M incluídos. O cliente tem total liberdade para manter ou escolher no futuro qualquer comercializador de eletricidade.
A Energia Unida é líder de mercado na implementação de Comunidades de Energia contando com de 11 projetos, correspondendo a cerca de 5MW, de norte a sul do país, em diferentes setores como indústria, serviços, agroalimentar e turismo. Prevê instalar mais de 10 MWp este ano, com um investimento associado de cerca de 7 milhões de euros. Esta capacidade instalada corresponde à produção de 14.750MWh/ano, energia suficiente para fornecer aproximadamente 5.000 famílias e evitar a emissão de 3.915 toneladas de CO2 para a atmosfera.
SAIBA QUANTO PODE POUPAR